Arquivo GIF volta a moda

 

O Graphical Interchange Format

Ou apenas GIF foi um dos primeiros tipos de arquivos feitos para a WEB, pois algumas características dele era a alta compressão, pois na época a internet via modem discado era muito baixa, então ele tinha que ser limitado mesmo.
Essas limitações seriam nas cores, um arquivo GIF só suporta uma paleta de 256 cores e mais o canal ALPHA, que é o canal transparente, e além disso ele tem o entrelaçamento, que é uma característica que permite que se baixe partes da imagem antes de baixar ela completamente, sabe aquela hora que você vê uma imagem em baixa resolução na tela e logo depois ela fica com a qualidade boa? Isso é o entrelaçamento!

O GIF foi bastante utilizado no início da Internet para dar cor a WEB, e muito utilizada para criar elementos gráficos para sites como barras, fundos e botões.
Hoje em dia seu uso está bastante popular graças a outra característica que ele tem, que é a animação! Como podemos ver na imagem acima, ela possui uma parte estática e outra animada.

A animação de um arquivo GIF

É basicamente uma animação de quadro a quadro, igual aquelas que fazemos nas bordas dos nossos cadernos e livros, onde desenhamos cada ação em uma folha e depois folheamos rapidamente.

 

Para saber mais: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Graphics_Interchange_Format

 

 

Autor:

Um cara único no mundo, pelo menos no jeito de pensar e agir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *