O experimento “Universo 25”

O experimento “Universo 25”, um dos experimentos mais aterrorizantes da história da ciência, que, por meio do comportamento de uma colônia de ratos, foi uma tentativa dos cientistas para explicar as sociedades humanas. A ideia do “Universo 25” surgiu do cientista americano John Calhoun, que criou um “mundo ideal” no qual centenas de ratos viveriam e se reproduziriam.
Mais especificamente, Calhoun construiu o chamado “Paraíso dos Ratos”, um espaço especialmente projetado onde os roedores tinham abundância de comida e água, bem como um amplo espaço para viver. No início, ele colocou quatro pares de camundongos que em pouco tempo começaram a se reproduzir, resultando em um rápido crescimento populacional.

Porém, após 315 dias sua reprodução começou a diminuir significativamente. Quando o número de roedores chegou a 600, formou-se uma hierarquia entre eles e surgiram os chamados “miseráveis”. Os roedores maiores começaram a atacar o grupo, com o resultado que muitos machos começaram a “entrar em colapso” psicologicamente.
Como resultado, as fêmeas não se protegeram e, por sua vez, tornaram-se agressivas com seus filhotes. Com o passar do tempo, as fêmeas mostraram comportamentos cada vez mais agressivos, elementos de isolamento e falta de vontade para se reproduzirem. Houve uma baixa na taxa de natalidade e, ao mesmo tempo, um aumento da mortalidade entre os roedores mais jovens. Então, apareceu uma nova classe de roedores machos, os chamados “ratos bonitos”. Eles se recusavam a se acasalar com as fêmeas ou a “lutar” por seu espaço. Tudo o que importava era comer e dormir. A certa altura, “belos machos” e “fêmeas isoladas” constituíam a maioria da população. Com o passar do tempo, a mortalidade juvenil atingiu 100% e a reprodução chegou a zero.

Entre os camundongos ameaçados de extinção, observou-se um aumento da homossexualidade e, ao mesmo tempo, o canibalismo aumentou, apesar de haver fartura de comida. Dois anos após o início do experimento, nasceu o último bebê da colônia. Em 1973, ele matou o último rato do Universo 25. John Calhoun repetiu o mesmo experimento mais 25 vezes, e a cada vez o resultado foi o mesmo.

O trabalho científico de Calhoun tem sido usado como um modelo para interpretar o colapso social, e sua pesquisa serve como um ponto focal para o estudo da sociologia urbana.

Fonte: https://www.quora.com/What-is-something-that-you-read-recently-and-is-worth-sharing/answer/Vaibhav-Garve

Autor:

Um cara único no mundo, pelo menos no jeito de pensar e agir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *